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segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Cultura Digital

Quero compartilhar com todos os leitores do blog:

[...] “Penso que a transição de uma escola da manuten­ção de pressupostos e metáforas seculares para uma es­cola da reinvenção de sua arquitetura pedagógica e ins­titucional poderia empregar diferentes tipos de inovação para diferentes partes da atividade escolar, num modelo do tipo 70-20-10, que poderia iniciar assim no ano 1:
- aumentar continuamente a eficiência e promover a eficácia de 70% das ações que já praticamos;
- substituir 20% de nossas práticas atuais por outras já validadas na pesquisa acadêmica ou na experiência de outros educadores;
- transformar radicalmente 10% dos métodos, conteú­dos e arranjos didáticos e interacionais empregados, inclusive com inspiração nas práticas de sucesso em ambientes essencialmente não escolares (do mundo profissional das startups tecnológicas aos mundos vir­tuais imersivos dos videogames, por exemplo).

Se procedêssemos assim, a cada ano transformando en­tre 10 e 20% das nossas práticas educacionais, em cerca de cinco anos teríamos transformado profundamente a escola em direção ao atendimento das demandas de seus principais usuários: alunos, professores, famílias e gestores educacionais.”

Meira, Luciano, excerto do texto Cultura Digital e Ensino Médio, Revista Pátio, Dezembro 2013/Fevereiro 2014, MEC/FNDE.

Luciano Meira é doutor em Educação Matemática, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisador associado da JoyStreet.

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