Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Técnica Didática "Puxe mais"

"Puxe Mais"
Diz o livro Aula nota 10: "a sequência de aprendizado não acaba com a resposta certa; premie as respostas certas com mais perguntas, que estendem o conhecimento e testam a confiabilidade das respostas. Esta técnica é especialmente importante para trabalhar com alunos que têm ritmos diferentes de aprendizagem".

Professores comentem como a técnica pode auxiliar o trabalho em sala de aula. Já aplicou? Escreva sua experiência.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Cultura Digital

Quero compartilhar com todos os leitores do blog:

[...] “Penso que a transição de uma escola da manuten­ção de pressupostos e metáforas seculares para uma es­cola da reinvenção de sua arquitetura pedagógica e ins­titucional poderia empregar diferentes tipos de inovação para diferentes partes da atividade escolar, num modelo do tipo 70-20-10, que poderia iniciar assim no ano 1:
- aumentar continuamente a eficiência e promover a eficácia de 70% das ações que já praticamos;
- substituir 20% de nossas práticas atuais por outras já validadas na pesquisa acadêmica ou na experiência de outros educadores;
- transformar radicalmente 10% dos métodos, conteú­dos e arranjos didáticos e interacionais empregados, inclusive com inspiração nas práticas de sucesso em ambientes essencialmente não escolares (do mundo profissional das startups tecnológicas aos mundos vir­tuais imersivos dos videogames, por exemplo).

Se procedêssemos assim, a cada ano transformando en­tre 10 e 20% das nossas práticas educacionais, em cerca de cinco anos teríamos transformado profundamente a escola em direção ao atendimento das demandas de seus principais usuários: alunos, professores, famílias e gestores educacionais.”

Meira, Luciano, excerto do texto Cultura Digital e Ensino Médio, Revista Pátio, Dezembro 2013/Fevereiro 2014, MEC/FNDE.

Luciano Meira é doutor em Educação Matemática, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisador associado da JoyStreet.

O livro Aula Nota 10 pode ser seu! Concorra

Olá Servidor,
Foram doados aos servidores da Educação 500 exemplares do livro ‘Aula Nota 10’, de Doug Lemov*, diretor executivo da Uncommon Schools. A obra apresenta exercícios para atingir proficiência no ensino e maximizar o aprendizado, funcionando como um guia prático de como implantar, customizar e se tornar mestre em técnicas de ensino, de maneira eficiente e simples.
Infelizmente, não poderemos contemplar a todos os servidores da rede. Então a distribuição será feita da seguinte maneira: 50 exemplares para os órgãos da administração central, 150 para as Diretorias de Ensino e 300 exemplares para professores.
Como? As instruções estarão, a partir do meio dia, do dia 14 de fevereiro (sexta-feira), na Intranet www.intranet.educacao.sp.gov.br. Fique atento e participe!
*(A doação dos exemplares foi feita pelo Instituto Península, que apoia projetos educacionais.)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Orientações para os primeiros dias letivos

Nos links abaixo todos os professores poderão conferir as sugestões preparadas pela GCEB para o início do ano letivo de 2014.
A Coordenação Pedagógica estará a disposição para auxiliá-los no que for necessário.
Bom retorno a todos e boas aulas!!!

Orientações Gerais:
https://drive.google.com/file/d/0B9oMjKbpZcJXbHRlc3R3NWpVcnM/edit?usp=sharing

Sugestão de Atividades - Área: Linguagens:
https://drive.google.com/file/d/0B9oMjKbpZcJXVXRzc3ZaclQ3R2s/edit?usp=sharing

Sugestão de Atividades - Área: Matemática:
https://drive.google.com/file/d/0B9oMjKbpZcJXT1d2NURydzdaelE/edit?usp=sharing

Sugestão de Atividades - Área: Ciências Humanas:
https://drive.google.com/file/d/0B9oMjKbpZcJXY1ZKam5WcHAzUUU/edit?usp=sharing

Sugestão de Atividades - Área: Ciências da Natureza:
https://drive.google.com/file/d/0B9oMjKbpZcJXcXdoTXFQZkJhS1E/edit?usp=sharing