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segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Celular na sala de aula é proibido por Lei, vejam...

 

Lei 12730/07 | Lei nº 12.730, de 11 de outubro de 2007 de São Paulo

(Projeto de lei nº 132/2007, do Deputado Orlando Morando - PSDB)
Proíbe o uso telefone celular nos estabelecimentos de ensino do Estado, durante o horário de aula.
O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:
Artigo 1º - Ficam os alunos proibidos de utilizar telefone celular nos estabelecimentos de ensino do Estado, durante o horário das aulas.
Artigo 2º - O Poder Executivo regulamentará esta lei no prazo de 90 (noventa) dias contados da data de sua publicação.
Artigo 3º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, aos 11 de outubro de 2007.
José Serra
Maria Helena Guimarães de Castro
Secretária da Educação
Aloysio Nunes Ferreira Filho
Secretário-Chefe da Casa Civil Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 11 de outubro de 2007. Publicado em : D.O.E. de 12/10/2007 - Seção I - pág. 01 Atualizado em: 18/10/2007 12:41
Secretário-Chefe da Casa Civil Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 11 de outubro de 2007. Publicado em : D.O.E. de 12/10/2007 - Seção I - pág. 01 Atualizado em: 18/10/2007 12:41

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

PLANEJAMENTO

Nos dias 08 e 09/02/2011 estiveram reunidos os Professores, Coordenadores e a Direção para o Planejameto 2011.
Por que planejar?

 IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR

O trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática, em cujo centro está a aprendizagem ou o estudo dos alunos sob a direção do professor.
O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.  A escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classes. Isso significa que os elementos do planejamento escolar – objetivos, conteúdos, métodos – estão recheados de implicações sociais, têm um significado genuinamente político. Por essa razão, o planejamento é uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações; se não pensarmos detidamente sobre o ruma que devemos dar ano nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes na sociedade. A ação de planejar é uma atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas, e tendo como referência permanente situações didáticas concretas (isto é, a problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, a comunidade, que interagem no processo de ensino).
O planejamento escolar tem, assim, as seguintes funções:
·         Explicitar princípios, diretrizes e procedimentos de trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática.
·         Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional, as ações efetivas que o professor irá realizar em sala de aula, através de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de ensino.
·         Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e rotina.
·         Prever objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências propostas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio-culturais e individuais dos alunos.
·         Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, uma vez que torna possível inter-relacionar, num plano, os elementos que compõem o processo de ensino: os objetivos (para que ensinar), os conteúdos (o que ensinar), os alunos e suas possibilidades (a quem ensinar), os métodos e técnicas (como ensinar) e a avaliação, que está intimamente relacionada aos demais.
·         Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos, adequando-os às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados na experiência cotidiana.
·         Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar, replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas.
Para que os planos sejam efetivamente instrumentos para a ação, devem ser como um guia de orientação de devem apresentar ordem seqüencial, objetividade, coerência, flexibilidade.
Organizado por Prof. Rosângela Menta Mello
CEWK – Curso de Formação de Docentes
estagiocewk.pbworks.com/f/PLANEJAMENTO+ESCOLAR.doc
Abertura dos trabalhos com a Diretora Sandra.

A Diretora Sandra mostrou os índices de reprovação e evasão da Escola e falou da necessidade de diversificar as aulas para torná-las mais atrativas para os alunos, ressaltando a importância do trabalho com projetos motivadores para o sucesso do processo ensino/aprendizagem.

Aprensentou os Projetos que a Escola já tem, como o Projeto em parceria com a UNESP de Botucatu de Responsabilidade do Professor Doutor 
Raoul Henry - Projeto Diagnóstico da Qualidade da água de um Rio. Uma Proposta Para Ribeirão Grande e insentivou nossos professores para a elaboração e execução na Escola de outros projetos.
,

Visita ao Laboratório da Escola - conhecendo nossos recursos e projetos, como o material para desenvolvimento do Projeto em parceria com a UNESP de Botucatu. 

Visita das PCOPs Cristina de Lima Cardoso Leme e Gizely Therezinha Ramos Pinto 

As PCOPs participaram de uma de nossas plenárias. O assunto "O que fazer com alunos de baixo rendimento escolar?"
Estiveram
A Professora Cristina falou muito bem sobre o Currículo Oficial do Estado de São Paulo e a Professora Gezely ressaltou a importância de criação vinculos afetivos entre professor/aluno para solução de problemas de aprendizagem e disciplina.


Agradecemos a participação de toda a Equipe Escolar no Planejamento 2011 e das PCOPs.

Coordenação Pedagógica 2011- Professor Ângelo: Ensino Fundamental e Professora Rosa: Ensino Médio