Pesquisar este blog

sábado, 25 de dezembro de 2010

Aluno da EE Ivens Vieira está entre os 20 melhores do Estado de São Paulo nas Olimpíada de Química

Ter passado na 1ª fase da OQSP-2010 foi uma grande alegria para mim, pois, sendo de escola pública, esse fato pode evidenciar que todos podemos competir, independente da escola em que estudamos.
Essa primeira fase da Olimpíada de Química determinava que cada aluno que quisesse participar deveria redigir uma redação de 4 folhas sobre um tema mais do que atual:“Química Verde: produtos e processos sem impacto ambiental”, ele exigia muita pesquisa e compreensão.
Meus professores, Aline, do Ensino Médio e Carlos, do Ensino Técnico, me auxiliaram muito, pois sugeriram assuntos de pesquisa pertinentes ao tema, possibilitando que eu direcionasse meus argumentos sob a perspectiva mais panorâmica e ao mesmo tempo específica possível.
Falar sobre processos químicos que possam beneficiar o meio ambiente é fácil, mas para a Química Verde, que é um conjunto de ideais específicos com relação às práticas sobre este meio, a aplicação destes processos exige que sejam desenvolvidas tecnologias autossuficientes que não agravem a situação ambiental com a geração de subprodutos e que possam contribuir significativamente para a recuperação das reservas naturais como os recursos hídricos e minerais.
Enfim, a OQSP-2010 foi um marco na minha vida, tanto pelo estímulo proporcionado pela seleção da minha redação entre as 20 melhores do estado de São Paulo, quanto pelo direcionamento profissional que obtive através dela.
Aos professores e aos funcionários da escola Ivens Vieira que me ajudaram, apresento meus sinceros agradecimentos.

Cassiano Heitor Santos de Medeiros
3º Col. C; E.E. Ivens Vieira
18/06/10

Lista dos alunos classificados para a fase final
voltar à página inicial